Fluminense e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Engenhão, na partida que abre a decisão do Campeonato Carioca.

A final deste ano pode ser considerada histórica, pois apesar de reunir dois clubes de tradição, a última vez que eles decidiram o torneio foi em 1971, quando o Tricolor ficou com o título. Naquela ocasião o triunfo foi por 1 a 0, com um gol cercado de polêmica, já que os botafoguenses reclamam até hoje de uma falta do lateral Marco Antônio no goleiro Ubirajara. Se o Fluminense ganhou aquela edição, na última final entre eles quem levou a melhor foi o Glorioso, que fez 1 a 0 ganhando a Taça Rio de 2008.

A última vez que o Botafogo ganhou o Estadual foi em 2010, de maneira direta, tendo ganho os dois turnos em feito repetido pelo Flamengo no ano passado. Já o Fluminense não ergue a taça desde 2005. Os dois times chegam com moral para esta decisão. O Glorioso está invicto no ano, mas sabe que vai ter uma pedreira pela frente.

"O time do Fluminense tem muita qualidade, jogadores experientes e atravessa um grande momento. A nossa expectativa é a de dois jogos muito equilibrados e decididos nos detalhes. Sabemos que temos condições de erguermos a taça, mas as dificuldades serão imensas. É preciso manter a concentração ao longo dos noventa minutos", disse Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo.

As duas equipes fazem mistério quanto à escalação. No Fluminense, o volante Diguinho, que se recupera de uma torção no tornozelo direito, e o meia Wellington Nem, ainda lutando contra um estiramento grau 2 no bíceps da coxa direita, estão vetados. O meia Thiago Neves, com entorse no tornozelo esquerdo, está praticamente descartado, embora Abel ainda acredite em sua escalação. Assim, Valencia e Jean formarão a dupla de volantes, enquanto que a criação de jogadas tem apenas Deco assegurado. Seu companheiro pode ser Lanzini, Araújo, Wagner ou até mesmo Marcos Junior, destaque do time vice-campeão da Copa São Paulo de Juniores. Nesse último caso o Tricolor entraria com três homens de frente, já que a jovem promessa comporia o setor com Rafael Sobis e Fred.
Gazeta Press
Previous
Next Post »